Encontre uma receita

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tudo sobre o chocolate!



Bom gente, á procura de algum tema interessante resolvi escrever sobre o chocolate, sua história, seus benefícios, e claro postar algumas receitinhas básicas com chocolate. Tendo em vista que o chocolate é preferência mundial, por que não conhecê-lo um pouco mais á fundo não é mesmo? Afinal de contas quem não gosta de chocolate?

Para iniciar, apresentarei resumidamente a história deste, só para conhecer um pouco mais sobre esse alimento dos deuses.

Breve História do Chocolate

O cultivo do cacau começou nas civilizações que habitavam os atuais territórios do México e da Guatemala.


Os astecas e maias, habitantes daquelas regiões, acreditavam que o Deus Quetzalcoatl - personificação da sabedoria e do conhecimento - trouxera dos céus as sementes sagradas, um verdadeiro alimento dos deuses.

Em 1519, o explorador espanhol Fernão Cortez, impressionado com a mística que envolvia chocolate e a fama de seu poder afrodisíaco, estabeleceu no México uma plantação de cacau para o Rei Carlos V. Começou a trocar sementes de cacau por ouro, bem que não tinha o menor valor para o povo asteca.
O governo espanhol monopolizou o comércio de chocolate, estabelecendo impostos muito altos, o que fez com que se transformasse em bebida das classes privilegiadas.
A França começou a cultivar cacau na Martinica. O plantio chegou à Jamaica, Trinidad e São Domingos e, posteriormente, às Filipinas e outras regiões da Ásia. A princesa espanhola Maria Teresa, mulher de Luís XIV, introduziu o hábito de tomar chocolate na corte francesa, o que logo se tornou moda.
A comercialização do pó começa após o invento da prensa pelo químico holandês Coenraad van Houten, juntamente com a manteiga de cacau.
Em 1819, François Louis Cailler abre a primeira fábrica de chocolates suíços.
Em 1826, aparece o chocolate misturado com avelãs moídas, idéia de Philipp Suchard.
Em 1875, Daniel Peter e Henri Nestlé inventam o chocolate ao leite.
O produto final foi cada vez se aperfeiçoando: mais macio, saboroso e cheio de ingredientes. Uma análise detalhada do chocolate revela que raramente é encontrada tanta energia e nutrientes naturais em um só produto.
A fabricação de chocolate, que começou em pequenas oficinas com equipamentos singelos, hoje tornou-se um rentável negócio de corporações multinacionais.
O chocolate e seus benefícios
Quem diria que o chocolate, o terror das dietas, passaria de vilão á mocinho! Pois é, dizem que ninguém é totalmente mal, com o chocolate acontece o mesmo, o chocolate consumido moderadamente pode trazer muitos benefícios á sua saúde, é o que vamos conferir agora.
Conheça os benefícios do chocolate para a sua saúde

O cacau pode inibir um mecanismo de estocagem de gordura do corpo

A Pesquisa vem da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan. O Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da instituição divulgou que são os ácidos fenólicos presentes no cacau os responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade - que, nos obesos, é bem reduzida -, e ainda queimam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células.

Os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina, o que aumenta a ação antiinflamatória, reduzindo os riscos de diabetes e aterosclerose (alterações nos vasos sanguíneos que levam a obstrução dos mesmos).

Outro dado apontado na pesquisa, publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry, uma das revistas americanas de maior prestígio no mundo da nutrição, atribui ao cacau o poder inibir um mecanismo que faz o organismo estocar ou produzir mais gordura. Toda essa riqueza está no chocolate amargo. Quanto mais amargo, melhor! 
"O chocolate ajuda na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer"
A pesquisa coordenada pelo médico dinamarquês Arne Vernon Astrup, chefe do Departamento de Nutrição Humana da Universidade Real de Copenhague, na Dinamarca, e publicada na conceituada revista americana International Journal of Obesity, apontou que os pacientes que consumiram um tablete amargo pela manhã, ainda em jejum, ficaram mais saciados que o restante da turma: eles ingeriram 15% menos calorias ao longo do dia em comparação com o grupo que optou pelo chocolate ao leite.

Humor em alta
O chocolate também é rico em carboidratos, que ajudam na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso, concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina - estes reforçam a sensação de bem-estar.

Sim, chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Vale à pena não esquecer que:

-Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Portanto as versões amargas são as mais recomendáveis.

-O seu limite de consumo é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena. Não pense em exagerar, porque, mesmo sendo saudável, ele é bastante calórico (100 gramas equivalem, em média, a 530 calorias).
Este chocolate deve ser prescrito pelo seu médico ou nutricionista para formulação e deve conter, o cacau, polissacarídeos mussilaginosos da babosa, L-glutamina (aminoácido), glucomannan (fibra que provém de uma planta africana, que em contato com líquidos no estomago se transforma em um gel, dando sensação de saciedade por até 4h), alga spirulina orgânica e outros.

Esses ingredientes são capazes ainda de ativar a produção de fenilalanina, aminoácido presente no cérebro que ativa neutrotransmissores para promoverem a saciedade. 
Fonte: minhavida.com.br



Receitas com chocolate



Torta mousse de chocolate
Brigadeiro de copinho

Mousse de chocolate


Torta gelada de chocolate














Pavê de chocolate


Pudim de chocolate   








                       








Torta prestígio













Bom gente aqui eu concluo com essas receitas maravilhosas essa aventura pelo chocolate. Abraços.

2 comentários:

Rangel disse...

Não sou fã de doces, minha esposa quem é "doçomaníaca", tenho que ficar brigando como mãe que chama a atenção de seu filho, mas confisso que a história muda de direção quando o assunto é chocolate, quase não resisto... Um abraço, fica na paz...

Thairys Moreno disse...

Quem resiste á chocolate não é mesmo?!rsrs
Um abraço querido, e fica na paz!

  © Template Recipes