Encontre uma receita

segunda-feira, 25 de março de 2013

Aprenda a maneira correta de congelar e descongelar os alimentos

Saiba como tirar o melhor proveito de seu congelador para que os alimentos durem mais tempo


Seu congelador é o grande herói de sua casa contra o desperdício. Há muitos alimentos que podem ser congelados e, assim, durar muito mais. Vale também quando é preciso ganhar tempo:cozinhando uma porção maior do que é o necessário para o dia, você pode deixar uma refeição completinha esperando o momento de ser consumida. Mas há algumas regras que precisam ser seguidas para preservar a salubridade dos alimentos. Por exemplo: alimentos crus, especialmente as carnes, não podem voltar para o congelador depois de descongelados. "A multiplicação dos microrganismos é  impedida pela baixa temperatura. No entanto, ao ser descongelado, o alimento fica vulnerável à proliferação microbiana por causa da exposição a uma faixa de temperatura denominada 'zona de perigo', que vai de 5°C a 60°C. Assim, se esse mesmo alimento voltar a ser congelado, ele terá uma carga de microrganismos maior do que a anterior. Para possibilitar o recongelamento, é necessário que o alimento seja cozido", afirma Camila Negrão, nutricionista na Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, quando o alimento é descongelado, há uma perda de água, que leva embora alguns nutrientes. "Então, além do envolvimento microbiológico, pode haver também o comprometimento nutricional, bem como alterações de sabor e textura com a repetição desse processo", diz Camila. No caso das hortaliças, essas alterações podem ser controladas com a técnica do branqueamento.

Como congelar
  • Frutas: sem caroço, mas elas só poderão ser consumidas em preparações como bolos, tortas, caldas e geleias, não in natura.
  • Batatas: em receitas como suflê e purê não tem problema. Cruas, porém não dá certo, porque são muito porosas, e congeladas amolecem, esfarelam e perdem as propriedades.
  • Ovos: se congelados inteiros a casca pode estourar. Mas a clara (ao natural, não em neve), isolada, congela bem. E a gema se batida com um pouco de sal ou açúcar, também.
  • Leite e derivados: podem congelar, inclusive o materno. Queijos com exceção de ricota e do tipo Minas, também podem. Iogurtes, não, pois granulam.
Como descongelar
Se não tiver pressa, deixe descongelar na geladeira. Se tiver apressado, use o microondas. Em temperatura ambiente, não deixe o alimento exposto por mais de 4 horas. Depois de descongelado, procure consumi-lo em até 24 horas (frutos do mar, em até 12 horas).

Branquear legumes

Esse procedimento ajuda a deixar os legumes a salvo da ação do tempo, e mais crocantes. Isso porque o procedimento interrompe o amadurecimento dos alimentos frescos, que depois podem ser congelados.
  • Lave os legumes e mergulhe-os em água fervente por cerca de 2 minutos (os mais delicados, como as ervilhas ou os brócolis, por 30 segundos).
  • Retire-os e leve-os imediatamente a um recipiente com água gelada, que pode conter algumas pedras de gelo para garantir a baixa temperatura.
  • Espalhe os legumes em um recipiente e leve ao congelador.
  • Estando os legumes congelados, retire-os do recipiente e embale-os em saquinhos plásticos para colocá-los de novo no congelador.
Lembre-se
  1. Prefira recipientes de vidro ou sacos plásticos pequenos, com tamanho para porções individuais, para descongelar somente o necessário.
  2. Certifique-se de que a embalagem está bem fechada, para evitar o ressecamento do alimento.
  3. Encha até completar os potes com tampa e amasse os saquinhos para que fique pouco ar em contato com o alimento.
  4. Coloque etiquetas ou fita crepe para identificar o conteúdo do recipiente e a data do congelamento (o ideal é que os alimentos congelados sejam consumidos em até 3 meses).
  5. Não espere o alimento cozido esfriar totalmente antes de levá-lo ao congelador. O resfriamento rápido é importante para evitar a proliferação de microrganismos.
  6. Nunca recongele os alimentos.
Fonte: Revista Ajinomoto

Beijos e ótima semana á todos! :)

6 comentários:

Aline - Receitazada disse...

Thairys que ótimas dicas. Eu nem imaginava que se congelava ovo. Sério mesmo, adorei. Pra mim tudo isso ainda é muita novidade, hahaha tenho muito que aprender. Amei.
Beijão flore e uma ótima semana!

piteis da dinha disse...

Oi Thairys querida, amei a aula...

Muito boa mesmo viu?

Parabéns...

Amiga, desejo que a tua semana seja muito maravilhosa e abençoada.

Bjssssssssssss

Sérgio Santos disse...

Thairyz, que excelentes dicas. Confesso que não entendo nada disso, mas gostei de saber. Bjs!!!

Thairys Moreno disse...

Olá Aline!
Na cozinha sempre tem algo pra se aprender né?! Também não sabia que dava pra congelar ovo, sempre que descubro algo assim tento repassar aqui.
Beijos querida e ótima semana!

Thairys Moreno disse...

Olá Dinha!
Obrigada querida pelo carinho!
Beijos e ótima semana.

Thairys Moreno disse...

Olá Sérgio!
Que bom que gostou, talvez lhe possa ser útil um dia, se caso se interessar pela culinária, nunca se sabe, rs.
Beijos e ótima semana.

  © Template Recipes