Encontre uma receita

domingo, 10 de março de 2013

Bolo com chantilly e calda de morango

Olá gente! Para começar, como vocês podem perceber eu mudei o título do blog, o que na verdade já é o mesmo nome que está registrado o domínio do blog (gastroculinaria.blogspot.com.br), não sei onde tava com a cabeça quando coloquei os nomes diferentes, rsrs, mas enfim, sou meio indecisa mesmo... Assim vai ser por diante, não mudo mais, rs.

Continuando... Queria desejar a todas nós mulheres um Feliz Dia Internacional da Mulher!!! Eu sei que estou atrasada, mas sexta-feira foi impossível pra mim postar alguma coisa, fiz uma pequena viagem de uns 300 km na qual tive que voltar no mesmo dia. Cansativo? Não, imagina, rs. Mas também acho que não precisamos de um dia específico no calendário, o Dia das mulheres é todo dia, não é mesmo? As batalhas são diárias, nós que somos capazes de ser fortes, mas sem perder a ternura, os sonhos, de amar incondicionalmente, e jamais deixar de acreditar e sorrir... Ser mulher é muito mais que uma condição, não se nasce mulher, torna-se mulher!

Além da viagem me comprometi á fazer um bolo de aniversário pro namorado da minha irmã, ele fez aniversário na sexta, fiz o bolo um dia antes, e deixei pra confeitar no dia, só assim daria tempo, pois além de tudo foi surpresa! 
Fiz tudo apressadamente, infelizmente o bolo não ficou como eu queria, no visual, mas posso garantir que ficou uma delícia! Então nem reparem, rs.
E chega de conversa, vamos ao que interessa...



Ingredientes:
Massa:
8 ovos
500g de manteiga em temperatura ambiente
4 xícaras (chá) de açúcar
700g de farinha de trigo (desculpa gente mas estou só estimando, eu não contei as xícaras)
3 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio de brigadeiro branco:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
2 colheres (sopa) de margarina

Calda para molhar o bolo:
1/2 lata de leite condensado
1/2 lata de creme de leite
400 ml de água

Cobertura:
Para cobrir o bolo eu usei aquele chantilly que já vem pronto, você encontra no supermercado, vem em uma caixa de 1 litro.

Calda de morango:
250 ml de suco concentrado de morango (aqueles naturais de caixinha, ou então o suco da própria fruta, que foi o que eu fiz, não use refresco em pó)
5 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de suco de limão
1 colher (sopa) de maisena
1 pitadinha de sal
Morangos picado (não sei especificar quantos morangos, use á vontade, entre a decoração do bolo e a calda eu usei 2 caixinhas de morango)

Modo de preparo:
Massa:
Separe as claras das gemas, reserve as claras. Juntamente com as gemas em uma bacia, junte o açúcar e a manteiga, bata na batedeira até formar um creme esbranquiçado, de textura cremosa e leve. Peneire a farinha de trigo, vá acrescentando aos poucos, e com o auxílio de uma colher de pau vá mexendo bem, não bata na batedeira, vá intercalando, adicionando aos poucos a farinha de trigo e o leite. Bata as claras até que fiquem em ponto de neve, se quiser esprema algumas gotas de limão junto as claras para tirar o cheiro forte dos ovos, eu costumo fazer isso. Coloque as claras batidas e mexa bem com a colher, por último peneire o fermento, acrescente á massa e mexa bem. É importante que quando você começar a fazer o bolo ligue o forno para pré aquecer em 180º graus, não deixe passar dessa temperatura. Despeje a massa em duas formas pequenas, untadas e enfarinhadas. Encha até a metade da forma, para não correr o risco de o bolo crescer e derramar. Leve ao forno, coloque os bolos na grade de cima do forno, para não correr o risco de queimar. Os meus bolos levaram cerca de 1 hora para assar, mas acho que vai depender de cada forno. Espete um palito no meio para verificar se está no ponto, se sair sujo deixe um pouco mais. E nunca abra o forno antes de 20 minutos de quando foi posto lá, isso pode comprometer o cozimento do bolo.

Recheio:
Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite e a margarina. Leve ao fogo, mexendo sempre até ficar em ponto de brigadeiro mole. Desligue o fogo e deixe esfriar.

Calda para molhar o bolo:
Bata os ingredientes no liquidificador por cerca de 1 minuto.

Cobertura:
Coloque a caixa de chantilly na geladeira, deixe lá por cerca de 6 horas. Meia hora antes de usar coloque a caixa no congelador, juntamente com o material que vai ser usado, espátula, o batedor da batedeira e a tigela, isso fará com que a textura do chantilly fique ainda melhor. Bata na batedeira por mais ou menos 6 minutos ou até que se forme um creme leve e consistente. 

Calda de morango:
Junte todos os ingredientes, mas antes dissolva a maisena em um pouco do suco. Leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar e encorpar bem. Deixe esfriar.  

Montagem:
Desenforme os bolos ainda quando estiverem mornos, mas nunca quente, e depois deixe esfriar completamente. Corte o bolo ao meio com o auxílio de uma faca ou uma linha, molhe o disco com a calda para bolo, cuidado para não exagerar e molhar demais, passe o recheio, e coloque o outro disco, molhe de novo com a calda, e assim sucessivamente, repita o mesmo procedimento com o outro bolo. 
Com uma espátula ou faca, cubra o bolo com o chantilly, deixe com uma textura lisinha ou ondulada, como preferir.
Se quiser pode decorar a lateral do bolo com morangos cortados ao meio como eu fiz. 
Despeje a calda de morango sobre o bolo, e deixe escorrer. Conserve o bolo na geladeira até a hora de servir, atente de que o chantilly só dura mais ou menos 24 horas e deve se manter refrigerado, depois disso ele não fica legal.
Está pronto o bolo com chantilly e calda de morango!



Beijinhos e bom apetite!

5 comentários:

Sérgio Santos disse...

Esse bolo deve ficar muito bom! Mas sou mais fã de chocolate mesmo. rs Bjs!

Tertúlia da Susy disse...

Que verdadeita tentação, kiss
Susana

Thairys Moreno disse...

Chocolate é preferência nacional Sérgio, rs.
Mas tb gosto muito de bolo de frutas.
Beijos e ótimo final de semana!

Thairys Moreno disse...

Que bom que gostou querida!
Beijos e ótimo final de semana.

YumicoTv Yumico disse...

Hummmmm !! tô salivando . Abraço

  © Template Recipes