Encontre uma receita

quarta-feira, 20 de março de 2013

Ovos de Páscoa caseiros

Que delícia é a Páscoa não? E sem dúvidas o melhor de tudo são os ovos de chocolate! Só de pensar já dá água na boca!!! As variedades de ovos de chocolate são imensas, tem para todos os gostos e varia entre tamanhos e preços. 
Nada melhor que ganhar ou presentear aquela pessoa querida com um desses. Mas e se ao invés de comprar você fizesse o seu próprio ovo de Páscoa? Pra quem curte confeccionar e dispõe de tempo pode ser uma ótima pedida, além de economizar, já que os ovos estão pela hora da morte, você ainda pode se divertir com todos os detalhes e colocar todo o seu carinho, deixá-lo com a sua cara!
Para quem curte um ovo de Páscoa caseiro eu selecionei algumas receitas e dicas. Mãos na massa...

Antes de qualquer coisa vamos começar com dicas preciosas de como trabalhar com o chocolate, é importante seguir tudo á risca para que nada dê errado...

Como temperar o chocolate

A temperagem é a técnica adequada de se trabalhar os chocolates e consiste em submetê-lo à temperatura adequada de derretimento e depois submetê-lo a um resfriamento até 28°C. Esta técnica permite que todas as partículas de gordura (manteiga de cacau) do chocolate mantenham-se estáveis e não provoque alterações no produto final, como esbranquiçamento, demora na solidificação e textura inadequada (“farinhenta”). A temperagem garante a solidificação adequada do chocolate, o brilho da superfície e a textura que derrete na boca.


Pique o Chocolate, divida-o em três partes iguais e pique ainda mais fino uma das partes.








Aqueça uma panela com água e desligue o fogo antes que levante fervura. A temperatura deverá estar ao redor de 48°C (suportável ao contato com as costas das mãos). Despeje duas partes do Chocolate picado em um recipiente seco e coloque-o sobre o calor do banho-maria, mexendo lentamente com uma espátula.




Assim que derreter, retire a vasilha do banho-maria, adicione a terceira parte do Chocolate (picada mais fino) e mexa até que esteja homogênea.







Verifique a temperatura com um termômetro (28°C) ou encostando um pouco de Chocolate nos lábios (a sensação deve ser de frio).





Como moldar o chocolate



1. Despeje com uma colher apenas um pouco do chocolate derretido na fôrma até fazer uma camada bem fina. Segure a fôrma pelas extremidades, evitando transmitir o calor da mão para a massa temperada
2. Incline a fôrma e raspe a superfície plana com uma espátula. Cubra com papel-manteiga ou alumínio e leve à geladeira por 5 a 10 minutos, com a cavidade voltada para cima.
3. Retire a fôrma da geladeira e coloque mais chocolate, formando uma camada mais grossa. Não esqueça de girar a fôrma ou de usar uma colher para espalhar o chocolate por igual.
4. Repita a operação retirando o excesso com a espátula. Cubra a fôrma e leve-a novamente à geladeira, com a cavidade ara voltada para baixo. Após 5 a 10 minutos, verifique se o fundo da fôrma está com cor opaca ou branca e retire-a da geladeira.
5. Para tirar o chocolate da fôrma, vire-a de cabeça para baixo sobre uma superfície lisa para que o chocolate se desprenda.

Como derreter chocolate

No Fogão: Banho-maria: pique o chocolate em pequenos pedaços, coloque a panela de banho-maria com água no fogo até que comece a fazer "bolinhas" no fundo, desligue o fogo, coloque a parte superior da panela com o chocolate e mexa até derreter (caso não derreter o chocolate, repita o processo);
No forno de Microondas: pique o chocolate em pedaços médios, coloque em um recipiente apropriado para microondas, derreta em potência média, retire e mexa até derreter por completo (cada quilo de chocolate leva aproximadamente seis minutos para derreter).
Como armazenar chocolate
Os produtos de chocolates devem ser armazenados em locais longe de grãos e farináceos para evitar o aparecimento de insetos.Longe de produtos que transmitem cheiro, como detergentes perfumes e inseticidas, pois o chocolate absorve facilmente cheiro de outros produtos. Não devem ser armazenados em geladeiras, isto provoca o aparecimento de Sugar Bloom, que são manchas brancas na superfície provocada pela cristalização do açúcar. As geladeiras possuem umidade relativa muito alta, e temperatura baixa, ao sair da geladeira o produto saia com a temperatura abaixo do ponto de orvalho favorecendo a condensação do vapor de água sobre a superfície do produto. 

Condições ideais de armazenagem: temperatura entre 20 a 22ºc, umidade relativa do ar de 55% a 65%.
Como trabalhar com chocolate
Após o chocolate ter se derretido, de um choque térmico, isso se faz colocando a vasilha do chocolate derretido dentro de um recipiente com água fria (pode ser na temperatura da torneira.)
Para saber a hora de colocar o chocolate nas forminhas, teste na parte interna do pulso com um  pouquinho de chocolate, se estiver com sensação de frio já está OK. Nunca coloque chocolate quente nas formas. Ele ficará grudado na hora de tirar e derreterá facilmente.
Dê algumas batidinhas na forma para que saiam as bolhas de ar. Leve a forma à geladeira tapada com plástico ou PVC para que não caia umidade, nem pegue cheiros. Nunca utilize freezer, ele dá um choque térmico invertido, o chocolate derreterá mais rapidamente, além da aparência ficar muito feia.
Quando a parte de baixo da forma estiver esbranquiçada é a hora de tirar da geladeira. Dê uma pequena batida e desenforme. Espere 4 horas para embalar, nesse tempo o chocolate vai suar, colocando sua umidade para fora. Não acelere esse processo com ventilador, o chocolate derreterá. O único aliado nessa hora é o ar condicionado.

Receitas

Ovo de colher
Ingredientes:
· 1 kg de chocolate
· 1 lata de leite condensado
· 1 lata de creme de leite 
· 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
· 1 colher (sopa) de manteiga. 
· Utensílios: travessa de vidro, faca, espátula do tipo "pão duro", fôrma especial para ovos de Páscoa (250 g)

Modo de preparo:
Com uma faca, pique o chocolate ao leite e divida em três partes iguais. 
Derreta duas partes de chocolate no micro-ondas de 30 em 30 segundos, mexendo a cada intervalo.
Junte a terceira parte e mexa até derreter completamente e ficar homogêneo. 
Pincele o chocolate na forma e leve à geladeira. Repita o processo até a casca ficar grossinha. 
Depois de pincelar a última camada, limpe as bordas e cubra a forma com papel-manteiga. 
Leve à geladeira de cabeça para baixo e deixe endurecer até a casquinha cair da forma. 
Misture os ingredientes do brigadeiro (1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 1 colher (sopa) de manteiga) numa panela fora do fogo até formar um creme.
Leve ao fogo baixo e mexa até o brigadeiro começar a desgrudar do fundo da panela. 
Espere o brigadeiro esfriar completamente e encha as metades do ovo com o ele.
Coloque o ovo de colher numa embalagem e finalize com confeitos coloridos.


Outras opções de recheio: musse de maracujábrigadeiro crocantebrigadeiro light com morangosbeijinhomusse de merengue.

Ovo de Páscoa branco crocante

Ingredientes:
. 75 g de açúcar
. 1 colher (chá) de margarina
. 50 g de amendoim sem pele ou castanha de caju
. 500 g de chocolate branco

Modo de preparo:
1. Em uma panela média, coloque o açúcar, a margarina e leve ao fogo, mexendo sempre até formar uma calda caramelada. 

2. Retire do fogo, acrescente o amendoim ou a castanha de caju e misture bem. 

3. Espalhe a mistura sobre uma assadeira grande untada com margarina. 

4. Depois de fria, leve-a para bater no processador de alimentos ou simplesmente quebre, usando para isso um martelinho de cozinha. Reserve.

5. Derreta o chocolate branco conforme as instruções da embalagem. 

6. Com uma colher, espalhe uma camada do chocolate derretido em uma forma para ovo de Páscoa de 500 g. Leve à geladeira para secar por apenas 2 minutos. 

7. Espalhe outra camada de chocolate e leve novamente à geladeira por mais 2 minutos. 

8. Misture o crocante ao chocolate restante e espalhe a terceira e última camada. 

9. Volte à geladeira até secar completamente, o que levará aproximadamente 30 minutos. 

10. Desenforme o ovo e embrulhe em papel-chumbo, próprio para chocolate.

Dica: se for usar papel-alumínio, deixe secar por 12 horas antes de embrulhar.

Ovo com parede de musse de chocolate

Ingredientes:
. 1 kg de chocolate ao leite picado
Musse
. 3 ovos
. 100 g de açúcar
. 250 ml de creme de leite fresco
. 300 g de chocolate meio amargo
. 1 xícara (chá) de doce de leite cremoso

Modo de preparo:
1. Bata os ovos com açúcar. 

2. Divida o creme de leite em três partes e reserve uma. Bata as duas restantes em picos firmes. 

3. Derreta o chocolate em banho-maria e junte o creme de leite reservado. 

4. Incorpore o chocolate com o creme de leite na mistura anterior e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Leve à geladeira por quatro horas.

5. Derreta o chocolate ao leite em banho-maria por três minutos na potência média. Retire do forno e mexa até acabar de derreter. 

6. Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. 

7. Pincele o chocolate derretido em uma fôrma própria e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre papel-alumínio. Deixe secar até a fôrma ficar opaca.

8. Retire da geladeira e distribua uma fina camada com o doce de leite em toda a cavidade, sempre deixando aproximadamente 1 cm da borda sem contato com o recheio. Leve à geladeira por dez minutos.

9. Cubra o doce de leite com a musse e leve à geladeira por mais dez minutos. 

10. Faça uma nova camada de chocolate derretido sobre os recheios e leve novamente à geladeira. Deixe secar e desenforme com cuidado. 

11. Embrulhe cada metade em papel-chumbo e, em seguida, com papel decorado.

Ovo napolitano

Ingredientes:
. 500 g de chocolate ao leite
. 1 1/2 lata de creme de leite
. 450 g de chocolate branco picado
. 1 colher (sobremesa) de glucose
. 12 g de gelatina em pó sabor morango
. 45 ml de água fervente 

Modo de preparo:
1. Prepare a musse de morango: em uma panela, ponha 1 lata de creme de leite até ferver, desligue o fogo, acrescente 150 g de chocolate branco e mexa bem até derreter. 

2. Junte 1 colher da glucose, a gelatina dissolvida na água e mexa até misturar os ingredientes. Deixe esfriar e leve à geladeira.

3. Prepare a musse branca: em uma panela ponha 1/2 lata de creme de leite até ferver, desligue o fogo, acrescente os outros 300 g de chocolate branco, a outra colher da glucose e mexa até misturar bem os ingredientes. Deixe esfriar e leve à geladeira.

4. Faça o ovo: derreta o chocolate ao leite de acordo com as instruções da embalagem. Com uma colher, espalhe uma camada na fôrma, leve à geladeira para secar por dois minutos.

5. Repita o procedimento para a segunda camada. 

6. Espalhe o recheio de musse de morango e ponha uma camada de chocolate. Leve à geladeira para secar por dois minutos. 

7. Por cima espalhe o recheio de musse branca.

8. Cubra com uma camada de chocolate e leve à geladeira para completar a secagem, por 30 minutos. Desenforme e embrulhe em papel-chumbo.

Ovo prestígio

Ingredientes:
. 1 kg de chocolate ao leite em pedaços 
. 1 xícara (chá) de doce de coco (à venda nos supermercados) 

Modo de preparo:
Ponha o doce de coco em uma peneira e deixe escorrer por 4 horas. Reserve separadamente o doce e a calda. Derreta o chocolate no microondas por 3 minutos na potência média. Retire do forno e mexa até acabar de derreter.
Transfira para um refratário limpo e bem seco e mexa o chocolate até que, ao encostar um pouco nos lábios, dê a sensação de frio. Reserve. Verifique o recheio. Se estiver muito seco, corrija o ponto com um pouco da calda reservada. Ele deve ficar úmido, porém sem excesso de calda. 
Faça o ovoEspalhe o chocolate derretido em uma fôrma própria e leve-a à geladeira com a boca para baixo sobre um papel-alumínio e deixe secar até ficar firme. Retire da geladeira e ponha o recheio na cavidade do ovo. Deixe aproximadamente 1 cm da borda.  Faça uma nova camada de chocolate derretido sobre o recheio de coco e devolva a fôrma à geladeira.
Deixe secar até a fôrma ficar opaca. Desenforme com cuidado e deixe o ovo descansar na temperatura ambiente por 1 hora. Embrulhe cada metade com papel-chumbo, junte-as e embrulhe novamente com papel decorado.
Dica: varie os recheios e use musse ou doce de leite.
Ovo de Páscoa crocante de Bis
Ingredientes: 
.300 g de chocolate meio amargo picado
. 1 caixa de Bis® picado
Modo de preparo
1. Derreta o chocolate picado em micro-ondas ou banho-maria.

2. Coloque em uma superfície lisa ou em um refratário seco e limpo, e mexa o chocolate com uma espátula para resfriá-lo.

3. Faça o teste da temperatura: coloque uma pequena porção nos lábios. A sensação que deve passar é a de que o chocolate está frio.

4. Transfira para uma tigela e misture o Bis® picado.

5. Coloque em duas formas para ovo médio e leve à geladeira por cerca de 1 hora ou até que o chocolate se solte das formas.
Ovo marmorizado
Ingredientes:
. 1 kg de cobertura de chocolate branco
. 100 g de  cobertura de chocolate ao leite 
Acessórios  . 1 cortador de alumínio de
. 9 cm de diâmetro
. Papel-manteiga
. Pincel culinário
. 2 moldes para ovo de 1 kg
. Assadeira de alumínio
. Papel celofane e fita
Modo de preparo:
Derreta a cobertura de chocolate branco. Transfira-o para outro recipiente limpo e seco e coloque-o em banho-maria frio, mexendo para que resfrie até 28ºC. Reserve. Repita o processo com o chocolate ao leite. Reserve. 
Faça o suporte do ovo com cerca de uma xícara (chá) do chocolate branco reservado: ponha o cortador sobre a assadeira forrada com papel-manteiga, despeje o chocolate dentro do aro e dê batidinhas para eliminar as bolhas de ar. Leve-o à geladeira até secar. Desenforme e reserve.
Molhe o pincel no chocolate ao leite e dê batidinhas no fundo e na lateral dos moldes dos ovos para criar o marmorizado. Deixe a forma na geladeira por cinco minutos para secar. Depois de seco, distribua o chocolate branco, girando-o para recobrir toda a cavidade e eliminar o excesso.
Leve à geladeira até o chocolate firmar. Repita mais duas vezes, tomando cuidado para o chocolate se espalhar de modo uniforme. Raspe as beiradas dos moldes com uma espátula, eliminando o excesso de chocolate e formando uma borda mais grossa. Deixe na geladeira até o chocolate firmar.
Vire os moldes e deixe-os na grade da geladeira com a cavidade virada para baixo até que fiquem opacos. Desenforme. Una as partes. Ponha um pouco do chocolate ao leite sobre o suporte e apóie o ovo. Segure até secar. Embale-o com celofane e prenda-o com um laço de fita.
Ovo crocante de chocolate

Ingredientes:
· 500 g de chocolate meio-amargo
· 1 xícara (chá) de crocante de arroz sabor chocolate (encontrada nas lojas especializadas)
· 1 fôrma de ovo de Páscoa de 320 g

Modo de preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria e, assim que estiver liso, retire do fogo. Despeje sobre uma superfície de mármore e trabalhe-o com uma espátula. Misture o crocante ao chocolate e faça uma camada na fôrma de ovo. Leve à geladeira por três minutos para firmar um pouco. Repita a operação mais duas vezes. Desenforme e embale.

Dica: Para fazer seu ovo crocante você pode usar também castanha de caju picada (xerém).

Ovo Cheesecake 
Ingredientes:

Ovo
350g de chocolate marfim Nestlé
1g de corante alimentício rosa
20g de chocolate marfim Nestlé

Recheio Cheesecake:
300g de leite condensado
150g de cream cheese
50g de manteiga sem sal
100g de geleia de framboesa
3g de corante alimentício rosa
Modo de preparo:
Recheio 1 - Em uma panela misture o leite condensado e o cream cheese até ficar homogêneo, junte a manteiga e a geléia de framboesa. Cozinhe até ponto de brigadeiro firme. Junte o corante e misture, deixe esfriar.
Montagem 1 - Derreta e tempere 20g do Chocolate Marfim junto com o corante rosa conforme instruções da embalagem. Com o auxílio de um pincel respingue a forma com o chocolate rosa. Leve a geladeira para secar. 2 - Derreta e tempere o restante do Chocolate Marfim conforme instruções da embalagem. Despeje o chocolate em duas formas de acetato para formar a casca do ovo, leve à geladeira por alguns minutos para o chocolate secar. 3 - Retire da geladeira, recheie cada metade do ovo com o recheio de cheesecake, deixando uma borda. Despeje o restante do chocolate cobrindo bem o recheio e leve a geladeira para a secagem final. Os ovos estarão prontos quando o fundo das formas estiver opaco. 4 - Desenforme e com o auxílio de um pincel espalhe o pó dourado sobre os ovos.

Uma Feliz Páscoa!!!
Beijos.

4 comentários:

josemar brytto disse...

Super adorei as dicas e as receitas!

Rocio disse...

Eu acho que se pode sempre experimentar coisas novas é importante para fazer, então eu acho que temos que ter estas coisas para sempre, por isso é bom sempre ir comer no restaurantes em jardins

Thairys Moreno disse...

Olá Josemar! Que bom que gostou, volte sempre!
Beijos.

Thairys Moreno disse...

Olá Rocio!
Boas dicas de restaurantes!
Beijos.

  © Template Recipes