Encontre uma receita

terça-feira, 5 de março de 2013

Pamonha Doce

Me diz, quem resiste a uma pamonha? Quentinha e com um cafezinho, é muito bom hein! Ninguém resiste... Me faz lembrar o São João e todas aquelas delícias típicas, bolo de milho, pé de muleque, quentão, canjica, pamonha, milho assado, hummmm... É, o mês de junho tá mais perto do que longe, rsrs.
Vamos á receitinha...



Ingredientes:
12 espigas de milho verde
2 xícaras (chá) de leite de côco
3 xícaras (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de margarina derretida
100 g de côco ralado
1/2 colher (chá) de sal
Palhas de milho verde para embalar
Tiras finas de palha de milho verde ou barbante para amarrar


Modo de preparo:
Separe as palhas das espigas de milho verde, lave e coloque em uma panela. Acrescente água até cobrir e leve ao fogo, assim que levantar fervura, deixe ferver por 3 minutos. Retire do fogo, escorra e reserve.
Retire os grãos de milho verde das espigas com o auxílio de uma faca ou rale as espigas rente ao sabugo. Coloque o milho verde no liquidificador e bata com 1 xícara (chá) de leite de côco por 5 minutos. Junte o restante do leite, o açúcar, a margarina, o côco ralado e o sal e bata novamente até obter um creme homogêneo. Reserve.
Pegue duas palhas de milho reservadas e com a parte mais larga apóie três dedos na parte de dentro e enrole, fazendo uma bolsinha, usando os três dedos para prender a parte que transpassa. Com a outra mão, dobre o bico da parte de baixo para fazer uma canequinha, vire a abertura para cima e coloque a massa de milho verde reservada até a borda.
Repita o processo com mais duas palhas de milho e faça outra bolsinha igual a primeira e encaixe a abertura por cima da que está cheia, formando um pacote. Em um prato, apóie a pamonha e amarre com as tiras de palha de milho verde ou barbante, apertando bem sem espremer. Faça todo este procedimento com o restante da massa.
Em uma panela grande com bastante água fervente, coloque as pamonhas e tampe deixando cozinhar por cerca de 45 minutos. Elas estarão prontas quando a palha começar a ficar amarelada. Retire cuidadosamente com o auxílio de uma escumadeira, aguarde esfriar e sirva em seguida.

Beijinhos e bom apetite! :)

2 comentários:

Sérgio Santos disse...

Nunca comi pamonha, acredite se quiser. rsrs Mas deve ser boa! bj

Thairys Moreno disse...

Sério? Difícil de acreditar hein!!! rsrsrs
Deveria experimentar então! :)
Beijos.

  © Template Recipes