Encontre uma receita

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Torta de chocolate


Ingredientes:
Bolo:
3 xícaras (chá) de açúcar
8 ovos 
500 gr de manteiga
3 xícaras (chá) de leite
6 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (Não lembro bem a medida exata, sempre vou colocando a farinha de acordo com o que acho necessário, mas é mais ou menos por aí, é melhor ficar de olho, se achar que precisa de mais, acrescente um pouco mais...)
1 colher (sobremesa) cheia de fermento em pó peneirado
2 xícaras (chá) de chocolate em pó peneirado (Recomendo usar o chocolate mesmo, com pelo menos 50% de cacau, e assim garantir a qualidade da torta).

Recheio:
Vou dar duas dicas de recheio; você pode fazer um brigadeiro pra rechear, mas se achar que é chocolate demais e pode ficar enjoativo, você também pode optar por fazer um recheio de coco, os dois combinam bem.
Brigadeiro:
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de margarina

Coco:
2 latas de leite condensado
100 gr de coco ralado
1 colher (sopa) de margarina

Cobertura:
400 gr de chocolate meio amargo
150 gr de creme de leite

Calda:
Meia lata de leite condensado
Meia caixinha de creme de leite
400 ml de água

Decoração:
Raspas de chocolate á vontade
Morangos á vontade

Modo de preparo:
Bolo:
Separe as gemas das claras. Em uma tigela grande disponha as gemas, o açúcar e a manteiga. Bata na batedeira até formar um creme esbranquiçado. Em seguida bata as claras. Enquanto bate as claras na batedeira, vá acrescentando aos poucos a farinha de trigo ao creme e mexa com o auxílio de uma colher de pau, vá acrescentando aos poucos a farinha e o leite, e mexendo. Por fim acrescente as claras batidas em neve, o fermento e o chocolate em pó. Unte duas formas redondas pequenas com margarina e farinha de trigo e despeje a massa nas formas. Leve ao forno pré-aquecido á 180º graus por cerca de 45 minutos. Estará pronto quando ao enfiar um palito este mesmo sair limpo.

Recheio:
Brigadeiro:
Em uma panela coloque o leite condensado, a margarina e o chocolate em pó. Leve ao fogo baixo, e mexendo sempre para não grudar na panela, deixe no fogo por mais ou menos 8 minutos até engrossar e ficar em ponto de brigadeiro.

Coco:
Com o recheio de coco é o mesmo procedimento do brigadeiro, talvez apenas precise ficar menos tempo no fogo.

Cobertura:
Pique o chocolate meio amargo, e junto com o creme de leite leve ao fogo em banho-maria. Quando o chocolate derreter totalmente está pronta a cobertura. Deixe esfriar e se necessário deixe por uns 3 minutos no freezer para ficar consistente.

Calda:
Bata os ingredientes no liquidificador.

Montagem:
Desenforme os bolos depois de frio, corte-os ao meio com ajuda de uma faca. Molhe o disco com a calda e depois recheie, coloque outro disco sobre o mesmo, repita essa mesma operação com os outros discos. Cubra o bolo com a cobertura. E depois é só decorar com raspas de chocolate e morangos. 

=)

1 comentários:

António Jesus Batalha disse...

Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
António Jesus Batalha.

  © Template Recipes